Qual teste rápido para COVID-19 pode ser feito na farmácia?

Desde o início da pandemia, novos testes vêm sendo otimizados e desenvolvidos, no intuito de ampliar e facilitar o diagnóstico do novo coronavírus.

Vista frontal do médico segurando o tubo com coronavírus Foto gratuita
https://br.freepik.com/fotos-gratis/vista-frontal-do-medico-segurando-o-tubo-com-coronavirus_6987638.htm#page=1&query=covid&position=46

Até certo tempo, os exames de COVID-19 eram feitos apenas através do SUS. Hoje, com a ampliação da produção e liberação da ANVISA, é possível encontrá-los até mesmo em farmácias.

A nota técnica que contém liberação e orientações para os testes rápidos em farmácias é do dia 28 de Abril de 2020, e desde então, vários locais têm buscado atender a demanda.

Afinal, quais testes rápidos podem ser feitos na farmácia? Em quais situações cada um deles é indicado? A seguir, confira estas e outras informações, e saiba como oferecer este serviço em seu estabelecimento!

Teste rápido para detecção de anticorpos

O corpo humano tem mecanismos imunes bem desenvolvidos contra vírus e outros patógenos. Diante da infecção por COVID-19, várias células são recrutadas, até que anticorpos sejam formados – constituindo a imunidade adquirida.

Indivíduos que tiveram contato com o vírus irão desenvolver dois tipos de anticorpos:

O teste rápido para anticorpos identifica a presença de IgM e/ou IgG através de uma gota de sangue da ponta do dedo, apontando o resultado em até 30 minutos.

Ele pode ser feito em indivíduos que suspeitam ter tido contato com o vírus, ou que queiram conhecer a situação imunológica.

Teste rápido para a detecção de antígeno

O antígeno é uma pequena parte do vírus que pode ser identificada durante a fase aguda. Sendo assim, o paciente que suspeita estar contaminado pode optar por este teste.

Diferentemente do anterior, aqui se tem a coleta de uma amostra da oro ou nasofaringe com um swab.

O resultado também sai em poucos minutos, permitindo que o diagnóstico seja realizado de modo simples e rápido.

Vantagens do Point Of Care Testing

Há vários motivos para que as farmácias adotem o Point of Care testing para COVID-19, que seria tanto o teste rápido para anticorpos, como também para antígenos – mencionados anteriormente.

Dentre as vantagens, destacam-se:

E muito mais.

Como a farmácia deve se adequar?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) traz algumas regras para farmácias que desejam implementar os testes rápidos de COVID-19. São elas:

Para saber mais informações sobre a nota técnica e regras a serem seguidas, acesse o seguinte link:

http://portal.anvisa.gov.br/documents/219201/4340788/Nota+Te%C2%B4cnica+97.pdf/4e7ee58a-1d91-406b-b039-c637db7aa093.

Busque fornecedores confiáveis, e implante esta possibilidade diagnóstica em sua farmácia!

BAIXE O EBOOK: Como testar seus colaboradores sem gastar muito

Expand upon the headline and describe your lead magnet.

Baixar agora
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.